A Folha Online lançou ontem (21) o novo layout da sua página na web e também acrescentou novidades no conteúdo, como os podcasts de alguns colunistas e boletins das notícias mais importantes do dia.
Em termos gerais o projeto gráfico não mudou tanto. Inclusive seguiu a antiga tendência de acompanhar o El País e o The Washington Post, o que acho ótimo. O layout ficou ainda mais comprido, respeitando a margem lateral - tendência de grandes jornais internacionais. O menu ficou na parte superior dividido em duas camadas. A disposição de fotos, manchetes, destaques também foi alterada. Uma coisa curiosa foi colocar o "+lidas" em uma segunda sessão do site, que é ao rolar para baixo. Pensava que fossem dar mais destaque.
Agora o que mais me interessou foi saber que Folha está mais multimídia. Agora os colunistas têm podcast. Gosto de acompanhar as notícias via colunistas já que acabamos criando uma espécie de relação com as informações e compreendemos melhor o ponto de vista deles. Em áudio esse "diálogo" fica ainda melhor. Corri logo para escutar a novidade, porém duas coisas não me agradaram:
- Não podemos assinar os podcasts e recebê-los via iTunes, por exemplo. Então todos os dias devo ir ao site e escutar as colunas lá??? Essa modelo já está ultrapassado.
- Os podcasts estão todos na mesma página, sem uma ordem bacana. Vou ser ousado e dar uma opinião: os podcasts deveriam estar em páginas personalizadas dos colunistas. Isso organizaria melhor e daria a opção dos visitantes acompanharem os programas anteriores. Inclusive acho que o modelo de colunas da Folha poderia ser como o do Globo Online - em formato de blog mesmo, mas não seria necessário atualizá-lo como um.
Enfim, leia a própria explicação da Folha sobre o novo layout.