Convergência. Quem trabalha na área já deve estar de saco cheio de escutar esta palavra. Porém, ela ainda está se infiltrando, aos poucos, na sociedade brasileira. Qual tipo de convergência eu estou me referindo? A convergência das mídias, das tecnologias, da comunicação, da informação. Está havendo palestras, seminários, discussões, tudo para entender e saber como utilizar a convergência. Torço para que seja utilizada de bom grado. O futuro da sociedade pode depender dela. E não achem que estou sendo precipitado ou exagerado. As tecnologias vêem "norteando" atitudes humanas e a convergência intensificará este processo.
Notícia publicada na Folha de São Paulo:
Banda larga puxa crescimento da TV paga
Os assinantes de TV paga chegaram a 4,22 milhões em março, segundo levantamento apresentado ontem pela ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura) em São Paulo.
O crescimento da base de assinantes desde o primeiro trimestre de 2005 foi de 11%, indicando um rompimento com um período de baixo crescimento iniciado há cinco anos.
Novos concorrentes
No próximo dia 1º, a ABTA realiza um congresso para discutir o futuro do mercado, sobretudo com a convergência de tecnologias -cujo expoente mais polêmico tem sido a TV digital. A crescente clientela da TV paga concentra-se nos grupos Net (65% do "market share" em março, segundo a PTS) e NeoTV (da TVA, com 23%), mas emissoras abertas e teles podem entrar na competição com as novas tecnologias.
Mês passado acompanhei uma palestra em que o assunto foi a TV digital e suas implicações. O que mais escutei foi sobre a convergência das mídias: triple play, quad play. Eles discutiam entrem si, apresentavam idéias e propuseram novidades. Na verdade pouco foi efetivado, mas percebi que o assunto é o da hora. As megas empresas de telecomunicações estão a todo vapor querendo saber o que devem fazer. E nós como consumidores devemos estar cientes do que eles vão nos propor.
segunda-feira, 31 de julho de 2006
Telecomunicações
Postado por Fábio Góis às 11:24 AM
Marcadores: Produção Multimídia
Nenhum comentário:
Postar um comentário