quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Internautas lêem mais do que leitores de impresso

.Post republicado.
Data do original: 2/4/2007

Um estudo norte-americano do Poynter revelou novas tendências no perfil do internauta. A pesquisa revelou que “os leitores de veículos de web na verdade lêem mais textos até o final do que leitores de impressos, contrariando o senso comum de que os usuários de internet lêem mais superficialmente e com menos atenção do que os de impressos.” (Comunique-se)

Leia a matéria na íntegra.


Sem dúvidas este estudo quebra paradigmas impostos por nossos editores, colegas jornalistas e por muitos pesquisadores acadêmicos.

A novidade também revela que os usuários preferem textos mais criativos, sem o tradicional lead. Nessa informação eu discordo em alguns aspectos. Acredito que cada notícia deve ter uma característica própria. Uma nota de plantão não deve ter muitos personagens e “floreamentos”. Para mim, ela deve ser seca e informativa. Agora, se estamos produzindo um conteúdo especial ou o canal tem um perfil de textos criativos, sou completamente a favor.

Não podemos perder tempo

Em vídeo, publicado no site da Poyter, o instituto mostra como foi feita a pesquisa e depoimentos dos organizadores. Um destes depoimentos me chamou a atenção:

“Tudo isso (acompanhar como o leitor vê a notícia) tem a ver com jornalismo. Como as pessoas consumem as informações, como elas as compreendem, é um enorme pedaço do quebra-cabeça. Se você não é capaz de prover as informações da forma que elas possam acessar e compreender, então você está perdendo o seu tempo como jornalista. E, francamente, as companhias de jornalismo não podem perder tempo.” Keith Woods – Poyter Dean of Faculty.

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