.Post republicado.
Data do original: 18/09/07
Convergir mídias. Integrar as produções jornalísticas. Debater informações. As redações dos principais jornais do mundo buscam soluções de como produzir multimiaticamente em seus diversos veículos. A segregação das redes de comunicação em jornal impresso, rádio, televisão e internet estão ficando para trás. A tendência aponta para a união de todos os profissionais, o que acaba criando uma identidade à rede e um perfil editorial equilibrado.
O britânico Daily Telegraph inovou e trouxe para uma única redação todos os jornalistas da empresa. Então não é só pensar em convergência no ambiente virtual, mas também no caráter físico. Agora as informações que vão para televisão, internet ou impresso estão sendo discutidas no mesmo local entre as diversas plataformas.
Abaixo utilizo um trecho da resposta de André Deak à pergunta de Jorge Rocha, do blog Jornalismo Morreu:
Uma pesquisa recente do grupo colombiano El Tiempo, feita com 70 redações online da América Latina, perguntou aos editores o que mais faltava no treinamento dos jornalistas da web. O que 70% respondeu foi que falta entendimento de produção multimídia. As redações são organizadas em guetos, os próprios jornalistas se apresentam como “de texto”, “de vídeo”, “de rádio”. Claro que sempre haverá quem é melhor em certa plataforma, mas ninguém mais poderá ignorar como se produz em todas elas.
- Leia a entrevista na íntegra
Nenhum comentário:
Postar um comentário