segunda-feira, 28 de abril de 2008

Ártico pode ficar sem gelo neste verão

Andy Armstrong/National Oceanic and Atmospheric Administration

O Ártico pode ficar sem gelo neste verão, segundo um estudo realizado pelos pesquisadores norte-americanos do US Nacional Snow and Ice Data Center (NSIDC).

O aquecimento global seria o principal responsável por graves modificações nas características da região. Desde 1978 se observa que as superfícies de gelo se tornam cada vez mais finas – uma média de 44.000 km2 por ano.

De novembro a março de 2008, esta camada de gelo se expandiu, superando a maior área de 2007. Porém o gelo está mais fino e vunerável assim que comece o verão. De acordo com imagens de satélite, os pesquisadores concluiram que são poucas as zonas onde ainda há gelos grossos, prevalencendo as camadas finas do último outono e inverno.

O cuentista Mark Serreze do NSIDC informa que, neste momento, este gelo fino também está no Polo Nórte. “Isto abre a possibilidade de que este ano possa desaparecer o gelo também no Polo.”, alerta.

Informações de ADN.es

Veja o infográfico do New York Times
.

_____________________

Vivendo aqui em Madrid, tive a oportunidade de ir a algumas regiões onde realmente se nota a falta da neve. Se comparar as fotos de antigos invernos em estações de esquí e, inclusive, nas serras ao redor de Madrid, se percebe claramente que este ano só havia neve no topo das montanhas, onde antes era até a base.

Cada vez mais percebemos como os efeitos das mudanças climáticas afetam o dia-a-dia de todos nós.

Olha ai como já está no Brasil:

Nenhum comentário: