quarta-feira, 30 de julho de 2008

Entrevista: Person Design


Esperando aquelas tradicionais canetinhas ou chaveiros de plásticos do seu parceiro como brindes de final de ano? Pois não se iluda... a Person Design não vai te dar. Prepare-se para encontrar sobre a sua mesa algo muito mais interessante, algo que tenha valor para sua empresa e, principalmente, para o meio ambiente.

Essa postura de responsabilidade sócio-ambiental acompanha o cotidiano dos designers gráficos Ana Paula Paixão e Felipe Arcoverde e do administrador Roberto Arcoverde já há algum tempo e por isso decidiram inovar no setor do design baiano. Em janeiro de 2007 criaram a Person Design e desde então trabalham baseados em conceitos do design social que conscientiza e age de forma a respeitar o meio ambiente e contribuir com a sociedade que está inserida.

1 . Quais são as características da Person Design?
Estamos baseados na educação visual, social e ambiental. Temos como missão disseminar uma nova percepção sobre o mundo visual. Pregar e comprovar a importância da linguagem visual no processo de comunicação humana através de serviços de design e comunicação, considerando o respeito ao ser humano, ao meio ambiente e o compromisso com os resultados esperados pelos nossos clientes e parceiros.

2. Por falar em meio ambiente, de que forma o design pode contribuir com sua preservação?
De diversas formas. O designer influencia nas ações de seus clientes, ou seja, se ele definir que o brinde de fim de ano da empresa será uma semente de pau-brasil e não uma caneta, que gera mais lixo, ele estará praticando uma ação ambiental.
Caso um designer trabalhe em projetos junto à ONGs e eduque crianças, adolescentes e adultos a projetarem roupas, bolsas de resíduos industriais e domésticos, estará contribuindo para o meio ambiente e para a inclusão social.

3. Que tipo de trabalhos a Person fez que também estão ligados com a preocupação social?
Quando a Person planejou e apresentou a palestra “O papel social do designer” na Faculdade da Cidade, Salvador, para alunos de design, contribuiu para conscientizar os futuros designers das questões mundiais. Recentemente, apoiamos um projeto de uma peça teatral chamado “O Mundo encantado da leitura”, onde o objetivo foi o incentivo à leitura nas escolas públicas de Salvador.

Outras ações, nesse sentido, estão sendo realizadas pela Person em seu dia-a-dia, como a mala direta enviada aos parceiros no dia do meio ambiente com uma mensagem conscientizadora e no São João com a campanha contra os balões.

4. Hoje o que se comenta é reduzir o consumo através de produtos mais duráveis ou de soluções sustentáveis. De que forma o design é um agente ativo nesta sustentabilidade?
O consumo desenfreado que o capitalismo impôs é um grande problema a natureza. Somos capturados pela mídia que nos estimula a comprar sem limites. É preciso criar produtos mais duráveis e que tenha um ciclo de produção fechado, ou seja, que depois de produzido, comercializado e descartado, possa ser reaproveitado ou reciclado.

5. Então o design social está mais relacionado com a estratégia de um produto ou projeto do que propriamente com desenho e criação?
Não trabalhamos com design social como estratégia, apesar de sabermos que somos bem aceitos por isso, e sim porque queremos contribuir para uma sociedade mais justa. Esse é um dos papeis do designer. Com relação à criação, o design social é concretizado através da escolha do papel, do formato, a não utilização de alguns acabamentos gráficos que impedem ou dificultam a reciclagem, além das mensagens textuais como “Não jogue esse folheto em vias públicas” ou “Reaproveite e recicle essa sacola”.

6. E para ter sucesso hoje, além de atender as exigências do consumidor, é necessário surpreendê-lo com produtos inovadores. Como vocês conseguem este resultado?
O design por si já é inovador e com o social não é diferente. É criativo, pois usa matéria prima não convencional e geralmente são peças exclusivas.

7. Claro que um dos principais objetivos do design é criar para vender. Porém o objetivo primordial do design social é a satisfação das necessidades humanas. Como a Person trabalha para unir os dois contrapontos?
O objetivo primordial do design é solucionar problemas. Design, em sua essência, é função.

"Não uso o termo ecodesign, porque, no meu entender, qualquer atividade de design já pressupõe uma preocupação com o impacto ambiental que ela pode causar. Para mim, só existe design" Jenz Grosshans, diretor da Escola Internacional de Design, da cidade de Colônia, na Alemanha.

Não conseguimos ver essas duas coisas separadas, pois, a questão sócio-ambiental está inserida e faz parte do nosso dia-a-dia. Essa é nossa filosofia de trabalho como designers e cidadãos.

8. O que seria necessário para um designer começar a se dedicar ao Design Social?
Além de vontade, tem que conhecer a sociedade que vive, o ciclo financeiro e a produção do que deseja projetar. Todo projeto de design requer pesquisa em diversas áreas. A depender do tipo de projeto, o designer vai precisar conhecer o ambiente, as pessoas, os comportamentos, costumes, dentre outros.


9. Vocês concordam que para ser designer social, é necessário antes ser cidadãos sociais?
Sim. Se um designer não recicla seu próprio lixo doméstico, não faz uso racional da água, joga papel em vias públicas, não respeita as leis de trânsito, como vai conseguir trabalhar com design social de forma responsável e consciente? Esse sentimento tem que está internalizado para que seja transmitido com emoção e veracidade, de dentro para fora.

10. Quem mais forma parte da Person Design?
Contamos também em nossa equipe com as especialistas em marketing, Cátia Martins e Camila Oliveira, a designer gráfico Laís Santana, que faz consultoria e atendimento diferenciado e o analista de sistemas Daniel Ribeiro, que participa no desenvolvimento Web.

Vale conferir:

Um comentário:

artesgersonlima disse...

È muito bom saber que existem pessoas sérias, comprometidas com o meio ambiente, de forma clara, objetiva e direta...

Se todas as empresas fossem como a PERSON, este planeta não estaria agonizante...acabando com as florestas, rios, etc.

Não estaríamos sofrendo as consequências dos desastres ecológicos...

A mãe natureza está mostrando a todos, a Lei do Retorno.

Uma pena... principalmente quando são crianças, idosos...pessoas indefesas, que não contribuiram para este caos...

Parabéns a PERSON.
Continuem na luta.

Abraços
Gerson Lima
Salvador-Ba