quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Internet via sistema de rede elétrica está liberada no Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, dia 25 de agosto, a regulamentação que permite fornercer internet e TV por assinatura direto da tomada de nossas casas, via a rede elétrica. O processo legal para que o serviço seja oferecido deve levar cerca de cinco meses.

O nome deste sistema é o PLC (Power Line Communications). Ele já funciona há cerca de dez anos em países europeus a uma velocidade média de 1,5 Mbps. A previsão é que chegue a 14 Mbps até o final deste ano.

O serviço de internet será de responsabilidade das empresas de comunicação. As concessionárias de energia não podem fornecer o acesso diretamente, por isso devem disponibilizar sua rede para operadoras ou criar subsidiárias. A AES Eletropaulo já divulgou que não pretende vender o PLC diretamente para o consumidor final, devendo fazer uma parceria com as operadoras de telecomunicações para atender ao novo serviço, como Telefonica, TIM, Vivo, Oi e Claro.

Entre as condições para a utilização da infraestrutura da rede, está a garantia da qualidade do fornecimento de energia elétrica para os consumidores e, se houver necessidade de investimento na rede, o custo será de responsabilidade da empresa de telecomunicações.

info_materia

Informações do UOL Tecnologia.

Nenhum comentário: