quarta-feira, 30 de julho de 2008

Entrevista: Person Design


Esperando aquelas tradicionais canetinhas ou chaveiros de plásticos do seu parceiro como brindes de final de ano? Pois não se iluda... a Person Design não vai te dar. Prepare-se para encontrar sobre a sua mesa algo muito mais interessante, algo que tenha valor para sua empresa e, principalmente, para o meio ambiente.

Essa postura de responsabilidade sócio-ambiental acompanha o cotidiano dos designers gráficos Ana Paula Paixão e Felipe Arcoverde e do administrador Roberto Arcoverde já há algum tempo e por isso decidiram inovar no setor do design baiano. Em janeiro de 2007 criaram a Person Design e desde então trabalham baseados em conceitos do design social que conscientiza e age de forma a respeitar o meio ambiente e contribuir com a sociedade que está inserida.

1 . Quais são as características da Person Design?
Estamos baseados na educação visual, social e ambiental. Temos como missão disseminar uma nova percepção sobre o mundo visual. Pregar e comprovar a importância da linguagem visual no processo de comunicação humana através de serviços de design e comunicação, considerando o respeito ao ser humano, ao meio ambiente e o compromisso com os resultados esperados pelos nossos clientes e parceiros.

2. Por falar em meio ambiente, de que forma o design pode contribuir com sua preservação?
De diversas formas. O designer influencia nas ações de seus clientes, ou seja, se ele definir que o brinde de fim de ano da empresa será uma semente de pau-brasil e não uma caneta, que gera mais lixo, ele estará praticando uma ação ambiental.
Caso um designer trabalhe em projetos junto à ONGs e eduque crianças, adolescentes e adultos a projetarem roupas, bolsas de resíduos industriais e domésticos, estará contribuindo para o meio ambiente e para a inclusão social.

3. Que tipo de trabalhos a Person fez que também estão ligados com a preocupação social?
Quando a Person planejou e apresentou a palestra “O papel social do designer” na Faculdade da Cidade, Salvador, para alunos de design, contribuiu para conscientizar os futuros designers das questões mundiais. Recentemente, apoiamos um projeto de uma peça teatral chamado “O Mundo encantado da leitura”, onde o objetivo foi o incentivo à leitura nas escolas públicas de Salvador.

Outras ações, nesse sentido, estão sendo realizadas pela Person em seu dia-a-dia, como a mala direta enviada aos parceiros no dia do meio ambiente com uma mensagem conscientizadora e no São João com a campanha contra os balões.

4. Hoje o que se comenta é reduzir o consumo através de produtos mais duráveis ou de soluções sustentáveis. De que forma o design é um agente ativo nesta sustentabilidade?
O consumo desenfreado que o capitalismo impôs é um grande problema a natureza. Somos capturados pela mídia que nos estimula a comprar sem limites. É preciso criar produtos mais duráveis e que tenha um ciclo de produção fechado, ou seja, que depois de produzido, comercializado e descartado, possa ser reaproveitado ou reciclado.

5. Então o design social está mais relacionado com a estratégia de um produto ou projeto do que propriamente com desenho e criação?
Não trabalhamos com design social como estratégia, apesar de sabermos que somos bem aceitos por isso, e sim porque queremos contribuir para uma sociedade mais justa. Esse é um dos papeis do designer. Com relação à criação, o design social é concretizado através da escolha do papel, do formato, a não utilização de alguns acabamentos gráficos que impedem ou dificultam a reciclagem, além das mensagens textuais como “Não jogue esse folheto em vias públicas” ou “Reaproveite e recicle essa sacola”.

6. E para ter sucesso hoje, além de atender as exigências do consumidor, é necessário surpreendê-lo com produtos inovadores. Como vocês conseguem este resultado?
O design por si já é inovador e com o social não é diferente. É criativo, pois usa matéria prima não convencional e geralmente são peças exclusivas.

7. Claro que um dos principais objetivos do design é criar para vender. Porém o objetivo primordial do design social é a satisfação das necessidades humanas. Como a Person trabalha para unir os dois contrapontos?
O objetivo primordial do design é solucionar problemas. Design, em sua essência, é função.

"Não uso o termo ecodesign, porque, no meu entender, qualquer atividade de design já pressupõe uma preocupação com o impacto ambiental que ela pode causar. Para mim, só existe design" Jenz Grosshans, diretor da Escola Internacional de Design, da cidade de Colônia, na Alemanha.

Não conseguimos ver essas duas coisas separadas, pois, a questão sócio-ambiental está inserida e faz parte do nosso dia-a-dia. Essa é nossa filosofia de trabalho como designers e cidadãos.

8. O que seria necessário para um designer começar a se dedicar ao Design Social?
Além de vontade, tem que conhecer a sociedade que vive, o ciclo financeiro e a produção do que deseja projetar. Todo projeto de design requer pesquisa em diversas áreas. A depender do tipo de projeto, o designer vai precisar conhecer o ambiente, as pessoas, os comportamentos, costumes, dentre outros.


9. Vocês concordam que para ser designer social, é necessário antes ser cidadãos sociais?
Sim. Se um designer não recicla seu próprio lixo doméstico, não faz uso racional da água, joga papel em vias públicas, não respeita as leis de trânsito, como vai conseguir trabalhar com design social de forma responsável e consciente? Esse sentimento tem que está internalizado para que seja transmitido com emoção e veracidade, de dentro para fora.

10. Quem mais forma parte da Person Design?
Contamos também em nossa equipe com as especialistas em marketing, Cátia Martins e Camila Oliveira, a designer gráfico Laís Santana, que faz consultoria e atendimento diferenciado e o analista de sistemas Daniel Ribeiro, que participa no desenvolvimento Web.

Vale conferir:

segunda-feira, 7 de julho de 2008

A Gente Ainda Não Sonhou - Carlinhos Brown


Lançamento do CD de Carlinhos Brown from Fabio Gois on Vimeo.

Em 2007, antes de eu vir para Madrid, tive a oportunidade de fazer este vídeo release do CD de Brown "A Gente Ainda Não Sonhou" que estava sendo lançado no Brasil. A gravação foi feita no Candeal com o pessoal da Janela do Mundo e ViaPress.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Ted Nelson critica Web e exalta Xanadu


Em Portugal, o “pai do hipertexto” afirmou que o formato atual da Web é uma tristeza. O norte-americano Ted Nelson, nascido em 1932, é considerado um dos pais da World Wide Web ao criar, em 1963, o conceito do hipertexto. Porém, há 50 anos, tenta concretizar seu projeto mais ambicioso: o Xanadu.

Leia a entrevista concedida ao jornal Público.pt

O mantra é simples: é o computador que tem de se adaptar aos desejos das pessoas e não as pessoas ao computador.”

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Publicidade: Sony cria a Cidade de Espuma


Talvez a etapa mais difícil de uma produção publicitária seja mesmo a primeira delas: a idéia. O novo comercial da Sony, para promover sua linha de cameras digitais HD, rompeu mais paradigmas e, simplesmente, transformou o centro da cidade de Miami em uma enorme piscina de espuma.

A responsável pela campanha foi a agência Fallon London, que foi quem fez os comerciais da linha de televisores Bravia, também da Sony. Para esta produção, eles utilizaram a maior máquina de espuma do mundo, capaz de criar 2 milhões de litros por minuto, gerando ao total aproximadamente 460 milhões de litros. As gravações duraram sete dias e envolveu uma equipe de 150 pessoas, além de cerca de 200 habitantes de Miami que saíram às ruas para registrarem o feito e mergulharem nas bolhas de sabão.

Assista ao vídeo e também aos bastidores da gravação no site da Sony.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Ártico pode ficar sem gelo neste verão

Andy Armstrong/National Oceanic and Atmospheric Administration

O Ártico pode ficar sem gelo neste verão, segundo um estudo realizado pelos pesquisadores norte-americanos do US Nacional Snow and Ice Data Center (NSIDC).

O aquecimento global seria o principal responsável por graves modificações nas características da região. Desde 1978 se observa que as superfícies de gelo se tornam cada vez mais finas – uma média de 44.000 km2 por ano.

De novembro a março de 2008, esta camada de gelo se expandiu, superando a maior área de 2007. Porém o gelo está mais fino e vunerável assim que comece o verão. De acordo com imagens de satélite, os pesquisadores concluiram que são poucas as zonas onde ainda há gelos grossos, prevalencendo as camadas finas do último outono e inverno.

O cuentista Mark Serreze do NSIDC informa que, neste momento, este gelo fino também está no Polo Nórte. “Isto abre a possibilidade de que este ano possa desaparecer o gelo também no Polo.”, alerta.

Informações de ADN.es

Veja o infográfico do New York Times
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Vivendo aqui em Madrid, tive a oportunidade de ir a algumas regiões onde realmente se nota a falta da neve. Se comparar as fotos de antigos invernos em estações de esquí e, inclusive, nas serras ao redor de Madrid, se percebe claramente que este ano só havia neve no topo das montanhas, onde antes era até a base.

Cada vez mais percebemos como os efeitos das mudanças climáticas afetam o dia-a-dia de todos nós.

Olha ai como já está no Brasil:

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Pessoas Físicas com acesso ao .com.br

O registro de domínio .com.br será liberado para pessoas físicas a partir de primeiro de maio. O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) anunciou que o usuário só necessitará agora do número de CPF para fazer o cadastro. Antes, somente Pessoa Jurídica podia ter acesso a esse tipo de domínio.

Segundo o CGI, a mudança atende a um "grande número de solicitações de usuários", além de reconhecer "a informalidade da economia brasileira". O Comitê calcula que os domínios .br somam 1,2 milhão no país.

Você pode fazer seu registro através de Registro.br

*Informações do G1.com.br

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Webcam substitui o mouse

Publicis & Hal Riney trouxe uma nova experiência de navegação na web. Através da webcam podemos interagir com o website desta agência de publicidade americana e navegar por seus conteúdos apenas com os movimentos das mãos e corpo. No início pode ser um pouco complicado, mas depois de um tempinho percebi que o mouse deve começar a contar seus dias.

Brasil: Cachaça nacional é notícia no NYTimes.com

Antônio Rocha em sua propriedade no Rio de Janeiro -
Foto: Alcinoo Giandinoto/NYT

A cachaça brasileira é destaque no New York Times desta quarta-feira (9). O jornalista Seth Kugel publicou uma reportagem leve e descontraída sobre a produção e a qualidade da bebida característica do Brasil.

Direto da Academia da Cachaça, restaurante no Rio de Janeiro, Kugel escutou histórias e provou algumas da várias bebidas feitas com a cachaça, como a famosíssima Caipirinha. Porém o americano se surpreendeu ao escutar que a boa cachaça deve mesmo é ser bebida pura – sem frutas ou açucar. E assim foi conhecer a origem da produção no interior do Rio, na fazenda de Antônio Rocha – Rochinha.

Kugel ainda apresenta algumas das cachaças mais famosas do Brasil e a presença delas no mercado norte-americano. Segunda o NYTimes.com, bares, lojas e restaurantes nos Estados Unidos não vendem a variedade de cachaças que gostariam porque não conseguem importá-las. Em uma chucarrascaria de Nova York, uma dose de GRM (Minas Gerais) chega a custa $15 ao cliente.

Esta reportagem está na editoria de Style > Dining and Wine e ainda traz um vídeo que está super bacana e vale a pena assistir.

(Matéria e vídeo em inglês)

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Nanotecnologia e a comunicação

Este vídeo é uma pequena prévia de como serão nossos próximos "briquedinhos". Nokia Morph apresentar um conceito do que a nanotecnologia pode proporcionar aos futuros meios de comunicação.


Nokia Morph Future cellphone from ipub on Vimeo.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

20 dicas para ser um webjornalista ideal

.Post republicado.
Data do original: 18/09/07

Em entrevista ao blog O Jornalismo Morreu, o professor José Antonio Meira da Rocha definiu as atividades de um webjornalista ideal.

1. Ler muito, inclusive em inglês.
2. Escrever bastante.
3. Pesquisar na internet e relacionar as informações encontradas.
4. Operar planilhas e editores de texto.
5. Operar programas de email e messengers.
6. Participar de diversos fóruns e listas de discussão.
7. Fotografar, manipular as fotos em programas específicos, distribuir as fotos em fotologs.
8. Fazer e editar vídeos em celular ou câmeras domésticas, publicar e embutir estes vídeos em páginas Web.
9. Gravar entrevistas com seu MP3 player ou celular.
10. Editar áudio digital e fazer podcast.
11. Contratar e instalar serviços em hospedagem internet (CMS, blogs, sistemas de workgroup, fóruns, galerias de fotos).
12. Gerenciar um sistema gerenciador de conteúdo (CMS), blog, fórum.
13. Conhecer HTML o suficiente para fazer links ou modificar templates e skins.
14. Usar sistemas de anúncios tipo AdSense.
15. Assinar e gerenciar uma enorme lista de feeds RSS sobre sua especialidade.
16. Trocar arquivos em sistemas peer-to-peer ou de troca de grandes arquivos.
17. Fazer mashups, mapas e modelos 3D com Google Maps, Google Earth e Google SketchUp.
18. Gerenciar, com diplomacia, comunidades de leitores.
19. Resolver pepinos e abacaxis em seu computador.
20. Estar sempre antenado com as tendências das mídias digitais.

José Antonio Meira da Rocha é professor de jornalismo no IPA Metodista (Porto Alegre). Especialista em Informática na Educação, Mestre em Mídias, já foi editor de arte nos diários Zero Hora e Jornal do Comércio.

Costa dos Coqueiros no Prêmio Caixa

.Post republicado.
Data do original: 12/09/07

A reportagem multimídia Costa dos Coqueiros, que foi o meu trabalho de conclusão da faculdade, teve um grande reconhecimento nacional. Fomos finalista na categoria Universitária da quarta edição do Prêmio Caixa de Jornalismo, realizado pela revista Imprensa e a Caixa Econômica Federal. A reportagem Costa dos Coqueiros foi feita por mim, sob a orientação da jornalista e professora Leila Nogueira.


O objetivo foi apresentar um modelo de produção de conteúdo para o jornalismo digital, que permita sua circulação em diferentes plataformas multimídia. Acredito e defendo que o jornalista deve ser capaz de compreender e produzir conteúdos explorando os diversos recursos da hipermídia, como hipertexto, vídeo, fotografia e áudio. Para por este modelo em prática, foi produzida a reportagem Costa dos Coqueiros que trata do desenvolvimento urbano e turístico da faixa litorânea entre Porto do Sauípe e Praia do Forte, no litoral norte baiano. As matérias mostram os reflexos da construção de grandes complexos hoteleiros nas áreas social, econômica e ambiental da região.

- Conheçam o trabalho Costa dos Coqueiros.

Redações Integradas

.Post republicado.
Data do original: 18/09/07

Convergir mídias. Integrar as produções jornalísticas. Debater informações. As redações dos principais jornais do mundo buscam soluções de como produzir multimiaticamente em seus diversos veículos. A segregação das redes de comunicação em jornal impresso, rádio, televisão e internet estão ficando para trás. A tendência aponta para a união de todos os profissionais, o que acaba criando uma identidade à rede e um perfil editorial equilibrado.

O britânico Daily Telegraph inovou e trouxe para uma única redação todos os jornalistas da empresa. Então não é só pensar em convergência no ambiente virtual, mas também no caráter físico. Agora as informações que vão para televisão, internet ou impresso estão sendo discutidas no mesmo local entre as diversas plataformas.


Abaixo utilizo um trecho da resposta de André Deak à pergunta de Jorge Rocha, do blog Jornalismo Morreu:

Uma pesquisa recente do grupo colombiano El Tiempo, feita com 70 redações online da América Latina, perguntou aos editores o que mais faltava no treinamento dos jornalistas da web. O que 70% respondeu foi que falta entendimento de produção multimídia. As redações são organizadas em guetos, os próprios jornalistas se apresentam como “de texto”, “de vídeo”, “de rádio”. Claro que sempre haverá quem é melhor em certa plataforma, mas ninguém mais poderá ignorar como se produz em todas elas.

- Leia a entrevista na íntegra

Planeta Web 2.0

.Post republicado.
Data do original: 11/09/07

Planeta Web 2.0: inteligencia colectiva o medios fast food é o livro de Hugo Pardo e Cristóbal Codo lançado dia 10/9/2007 com acesso livre na internet (em espanhol).

Para os autores "Se trata del momento preciso para presentar un libro sobre Web 2.0. El concepto se ha asentado ya en el universo digital, mientras el mundo académico empieza a investigar seriamente el fenómeno y sus posibles implicancias y el mundo empresarial analiza el entorno en busca de un definitivo modelo de negocio."

O livro traz sete capítulos:

1. Nociones básicas alrededor de la Web 2.0.
2. Intercreatividad y Web 2.0. La construcción de un cerebro digital planetario
3. Mapa de aplicaciones. Una taxonomía comentada
4. Un esbozo de ideas críticas sobre la Web 2.0.
5. Aprendizaje colaborativo. Nuevos modelos para usos educativos
6. Mobile devices y aplicaciones Web 2.0. La Sociedad en red móvil
7. El Cierre. Reflexiones hacia la Web semántica.

Eles também lançaram um blog.

Internautas lêem mais do que leitores de impresso

.Post republicado.
Data do original: 2/4/2007

Um estudo norte-americano do Poynter revelou novas tendências no perfil do internauta. A pesquisa revelou que “os leitores de veículos de web na verdade lêem mais textos até o final do que leitores de impressos, contrariando o senso comum de que os usuários de internet lêem mais superficialmente e com menos atenção do que os de impressos.” (Comunique-se)

Leia a matéria na íntegra.


Sem dúvidas este estudo quebra paradigmas impostos por nossos editores, colegas jornalistas e por muitos pesquisadores acadêmicos.

A novidade também revela que os usuários preferem textos mais criativos, sem o tradicional lead. Nessa informação eu discordo em alguns aspectos. Acredito que cada notícia deve ter uma característica própria. Uma nota de plantão não deve ter muitos personagens e “floreamentos”. Para mim, ela deve ser seca e informativa. Agora, se estamos produzindo um conteúdo especial ou o canal tem um perfil de textos criativos, sou completamente a favor.

Não podemos perder tempo

Em vídeo, publicado no site da Poyter, o instituto mostra como foi feita a pesquisa e depoimentos dos organizadores. Um destes depoimentos me chamou a atenção:

“Tudo isso (acompanhar como o leitor vê a notícia) tem a ver com jornalismo. Como as pessoas consumem as informações, como elas as compreendem, é um enorme pedaço do quebra-cabeça. Se você não é capaz de prover as informações da forma que elas possam acessar e compreender, então você está perdendo o seu tempo como jornalista. E, francamente, as companhias de jornalismo não podem perder tempo.” Keith Woods – Poyter Dean of Faculty.

American Way

Não há mesmo!

Computer Arts


.Post republicado.
Data do original: 27/05/07


Para quem estuda, trabalha ou apenas curte a Computação/Design Gráfico vai a dica:
Computer Arts.

Dá uma olhada na galeria, tutoriais e as resenhas sobre os últimos softwares e hardwares lançados no mercado.

De olho em nós

.Post republicado.
Data do original: 08/05/07


O Litoral Norte da Bahia é sem dúvidas um "tesouro" para os estrangeiros. O importante é saber quando a população e, principalmente, o setor público vai começar a freiar o processo de ocupação turística e imobiliária por partes dos gringos.

É bom lembrar os fatores positivos do desenvolvimento, mas este, sem dúvidas, deve ser melhor planejado. "Abrir as pernas" é uma atitude comum do Governo Brasileiro e por isso perdemos muito de nossas riquezas.

Presta atenção em alguns trechos da matéria publicada no Brazilian-American Chamber of Commerce, Inc.

"Greater Salvador in the northeastern Brazilian state of Bahia has experienced a dramatic boom in tourism-related real estate activity over the past year. While European investors have taken the lead over their US counterparts, there is still a tremendous amount of untapped potential for new investments in the sector."

"More than 95% of completed and planned development at Costa dos Coqueiros by foreign investors is coming from Spain and Portugal. US investors are noticeably absent from the region. Given the destination’s tremendous potential and the recent spate of activity by European investors, why has US capital remained conspicuously absent?" (Lá vem eles!)

"The Costa dos Coqueiros still holds great potential for real estate investment. Of the 120 miles of coastline, only about 5% has been purchased for real estate development. In addition, there are myriad opportunities for complementary businesses once the region develops. For example, many tour operators have set up shop in Bahia or merged with Bahian operators. Salvador is steadily gaining ground on Rio de Janeiro, historically the point of entry for international visitors to Brazil."

Peço cautela dos nossos administradores. Não vamos vacilar e dar de bandeja algo que é nosso.

Clique aqui para saber mais sobre a Costa dos Coqueiros.

Page Flakes

.Post republicado.
Data do original: 9/4/2007

No conceito de web 2.0, o Page Flakes faz a diferença. Ele é uma espécie de um desktop virtual, totalmente de graça. Nele é possível checar diversas informações como as principais manchetes e plantões de notícias, vídeos, fotografias, horário mundial, blogs, vídeos do You Tube, Universal, entre outras, muitas outras coisas ...

Além de ser um agregador de informações, o Page Flakes também é a sua agenda diária. Com o auxílio dos muitos "flakes", você pode ter sua lista de anotações, tarefas diárias, calendário, acessar arquivos.

Tem tanta coisa que você pode ter várias páginas de conteúdo. Por exemplo: no meu caso, separei informações de tecnologia, notícias dos jornais, página com as tarefas pessoais e outra com as necessidades dos trabalhos.

Você também pode compartilhar essas páginas, deixando-a pública ou permitindo que seus convidados a acessem e editem. Eu publiquei a minha página de notícias, por exemplo: Fabio Gois no PageFlakes.

É meu caro... jogue sua agendinha no lixo e entre no mundo virtual (rs).

Musicovery

.Post republicado.
Data do original: 9/4/2007




Já pensando em um modelo para a "nova rádio", o Musicovery deu uma contribuição bem bacana. O site se intitula como uma webRadio interativa. O que encontramos nessa rádio são diversos estilos musicais, que vão do rap à música gospel, onde o usuário pode interagir, escolhendo o que ele quer escutar - e o melhor - sem propagandas, nem locutores.

A brincadeira é a seguinte: o internauta acessa, escolhe o estilo ou a vibração que ele está afim, e ai o Musicovery seleciona uma seqüência de músicas. Além de um bom repertório, o site tem um layout bem bonito e atraente. O porém que coloco, é que poderia ter umas barras de rolagem para facilitar a busca por artistas ou músicas.

Para acessar: http://www.musicovery.com